Meu Cantinho by Quesia: VERDADE OU MITO???

segunda-feira, setembro 12, 2011


VERDADE OU MITO???

VERDADE OU MITO???
Quando chega a hora de cuidar das unhas e deixa-las mais bonitas e saudáveis - que é o famoso "fazer as unhas" -, uma série de dúvidas pode surgir. É realmente preciso deixá-las um tempo "respirando", sem esmaltes? E tirar as cutículas, pode? O que evita as unhas encravadas? Por conta dessas e outras dúvidas, chamamos as dermatologistas Daniele Murga, Karen Vargas Lutfi, do Spa Kauai, em São Paulo, e Renata Moino. Com a ajuda desse trio, preparamos um quiz para desbancar alguns mitos e reafirmar outras questões sobre os cuidados com as unhas. Responda as perguntas e descubra!

1.Pintar as unhas com esmalte escuro fortalece as unhas?
Não há diferenças entre a fórmula de esmaltes claros e escuros.
Nota: Alguns esmaltes presentes nas prateleiras, lembra a dermatologista Daniele Murga, contam com vitaminas, mas elas não alcançam a matriz de crescimento das unhas e têm ação limitada à hidratação superficial, ou seja, em nada influenciam no crescimento. No entanto, vale ressaltar que esmaltes, independente da cor, têm ação negativa sobre as unhas. Karen Vargas Lutfi alerta que eles têm substâncias como formaldeído, tolueno e benzeno, que as enfraquecem.

2.As unhas devem ficar sem esmaltes por um tempo, para que elas "respirem"?
Sim, já que o esmalte em excesso enfraquece as unhas.

Nota: O esmalte tem substâncias que causam o desgaste das unhas. Por isso, é importante que fiquem longe da cobertura, ao menos, uma semana por mês. "Sete dias longe de esmalte, acetona, alicate e lixa ajudam na recuperação, devolvem o brilho e impedem que elas quebrem com facilidade", diz Karen Lutfi. Mas, se você é daquelas que não aguentam ficar muito tempo longe dos esmaltes, Renata Moino aconselha tirar o esmalte um dia antes da nova pintura e aplicar azeite nas unhas, que ajudam a hidratá-la.

3.Qual é o certo: passar base antes ou depois do esmalte?
Antes, para que a base proteja as unhas do esmalte.

Nota: Como o próprio nome indica, a base serve como base para o esmalte. Ela prepara, hidrata e ajuda a proteger a unha contra os agentes agressivos da pintura. "Quem passa esmalte vermelho ou outras cores mais fortes, já deve ter reparado que acontece das unhas ficarem amareladas. A base evita isso, pois prepara a unha para receber o
esmalte", compartilha Karen Lutfi.


4.O uso da acetona danifica as unhas?
É extremamente prejudicial às unhas.

Nota: Embora ainda sejam vendidos removedores de esmalte com acetona, o correto é evitá-los ao máximo. "A acetona é uma substancia muito agressiva que, em contato com a unhadeixa-a cada vez mais fraca e esbranquiçada", explica Karen Lutfi. Para a dermatologista Renata Moino, o ideal é que esses removedores sejam trocados por aqueles oleosos, sem acetona, que, hidratam as unhas além de retirarem a pintura.



  
5.Qual o correto: tirar ou não tirar as cutículas?
O correto é mantê-las, para que as unhas permaneçam protegidas.
Nota: Deixar a cutícula em paz não faz parte dos hábitos da maioria das mulheres - o que, para as especialistas, deveria ser repensado. "Além de sua retirada constante provocar o seu espessamento, gerando um desnível entre cutícula e unha, pode-se levar a um processo inflamatório local. A retirada das cutículas deixa unhas e dedos vulneráveis a vírus e a proliferação de bactérias e fungos", alerta Daniele Murga, que recomenda apenas empurrá-las e usar hidratantes com emolientes, como ureia.

 

6.Quanto mais se tira as cutículas, mais elas crescem?
Sim, tirá-las faz com que elas cresçam mais rápido.

Nota: Quando você tira as cutículas, provavelmente, é porque você quer se livrar delas, certo? Mas não é isso que o seu organismo quer. Quanto mais você as tira, mais elas crescem. A dermatologista Renata Moino conta que, ao remover essa pele, o organismo entende que as suas unhas estão desprotegidas. Assim, ele produzirá mais e mais cutículas, visando à proteção das unhas.



7.As cutículas crescem na mesma velocidade dos pelos do corpo?
Não há comprovação científica.
Nota: Embora a crença popular, muitas vezes, indique que as cutículas cresçam na mesma velocidade dos pelos do corpo, não há nenhum estudo científico que comprove essa relação. Segundo Renata Moino, a velocidade de crescimento varia muito de pessoa para pessoa, o que dificulta a equiparação entre indivíduos.




8.As unhas da mão crescem mais rápido que as do pé?
As unhas da mão realmente crescem mais rápido.

Nota: De fato, as unhas das mãos crescem mais rápido que as do pé. O motivo? As das mãos são, digamos, mais livres. "A mão não tem nunca nada barrando. Já no pé você usa meia, sapato...", esclarece Renata Moino. O fato de o pé estar sempre fechado acaba retardando o crescimento das unhas dos pés.



9.Lixar a superfície das unhas faz com que elas fiquem mais grossas?
Lixá-las não influencia em sua espessura.

Nota: Há pessoas que acreditam que lixar a superfície das unhas estimula o seu crescimento. Na verdade, as dermatologistas contam que isso não influencia a sua velocidade de crescimento e, muito menos, na espessura. Na verdade, o contrário é indicado: "Não há necessidade de lixar a superfície, que já isso prejudica muito a sua proteção e contribui para o seu enfraquecimento", ensina Daniele Murga.


10.Usar unhas postiças enfraquece as unhas?
Enfraquece, pois favorece a proliferação de fungos.

Nota: Usar unhas postiças de vez em quando não apresenta grandes ameaças. No entanto, o perigo vem para aquelas que utilizam sempre esse artifício. Karen Lutfi conta que, ao manter algo por cima das unhas, você cria um espaço entre esse objeto e elas. Esse espaço permite a entrada de umidade, proporcionando um ambiente perfeito para a proliferação de fungos. Além disso, lembra Renata Moino, unhas postiças são pesadas e as suas unhas naturais podem não aguentar isso, ficando mais fracas.

11.O formato das unhas faz com que elas encravem ou lasquem com mais facilidade?
O formato influencia, sim, tanto as mãos quanto os pés.

Nota: O formato das unhas contribui com enrasques e encraves das unhas. No caso das unhas dos pés, o formato quadrado evita que elas encravem. ?Nos pés, não faça aquele cantinho arredondado. Quando ele cresce, a unha vai entrando na pele e a unha pode encravar?, lembra Renata Moino. "Já o formato ovalado é ideal para unhas das mãos que são habitualmente fracas e quebradiças. Unhas nesse formato 'quebram' com menos facilidade", indica Karen Lutfi.


conteudo retirado do site msn
0 Comentários

0 Recadinhos ï3:

Postar um comentário

Deixe um comentário e não deixe de seguir
Deixe o seu link do blog que retribuirei o carinho
E te seguirei assim que eu puder.
Um bjinho e obrigada pela visitinha!!!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

 

▲ Topo